Sobre o e-book

Saiba tudo sobre as milionárias transferências de atletas para o futebol chinês

O futebol mundial tem observado, nos últimos anos, o crescimento do novo e rico mercado chinês. Com parcerias na iniciativa público-privada e milhões para seduzir atletas e treinadores estrangeiros, o mercado chinês ganhou força no cenário internacional. No futebol brasileiro o impacto foi expressivo, com a contratação de jogadores e treinadores de destaque. Mesmo a milhares de quilômetros de distância, os clubes chineses se tornaram os novos concorrentes das equipes brasileiras e passaram a disputar atletas até mesmo com os grandes clubes europeus.

Na guerra, no futebol e no mundo dos negócios, é preciso conhecer seus oponentes. Para os gestores de futebol, esse conhecimento vai além do campo de jogo. Como esses clubes concorrentes se comportam no mercado de transferências? Qual o perfil de atleta que os atrai? Quais mercados são suas principais fontes de contratações? Essas perguntas – apenas algumas de uma vasta gama –, precisam ter respostas “na ponta da língua” para que seja possível seguir um planejamento anual ou sequer semestral na modalidade.

Foi com esse desafio em mente que surgiu a ideia-base de “Negócio da China: padrões de comportamento do rico futebol chinês no mercado internacional de transferência de atletas”, disponível em formato digital (e-book). Em 142 páginas e mais de 100 tabelas, o autor Thiago Pires Rocha apresenta insights e inúmeros dados para gestores de futebol, jornalistas especializados, agentes, treinadores, atletas, estudantes do mundo da bola e torcedores, entenderem e anteverem o comportamento dos clubes chineses no mercado internacional de transferências. Em tempos de sonhos pelas milionárias cifras envolvidas nas transferências e, por outro lado, de busca por maior estabilidade de elencos na roda gigante que é o futebol brasileiro, conhecer seus concorrentes é fundamental – mesmo que eles estejam do outro lado do mundo.

Quero comprar o e-book Quero receber dois capítulos gratuitamente

ÍNDICE

  • Introdução

    Os chineses chegaram.

  • 1º Capítulo

    O fortalecimento do mercado chinês de futebol

  • 2º Capítulo

    O perfil dos estrangeiros contratados

  • 3º Capítulo

    O que eles procuram? Detalhamento, por posição, do perfil dos atletas estrangeiros contratados

  • 4º Capítulo

    O perfil das contratações junto a clubes da elite do futebol brasileiro

  • 5º Capítulo

    O perfil dos clubes chineses que contratam atletas junto a equipes do Brasileirão

  • 6º Capítulo

    Clube por clube: uma análise específica do perfil das contratações de estrangeiros por cada clube da Chinese Super League

  • Considerações Finais

    Observações do autor sobre o material

  • Sobre o autor

    Apresentação do perfil do autor Thiago Pires Rocha